terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entrevista na Uol : Gee Rocha


O novo trabalho do NX Zero, "Projeto Paralelo", será lançado em novembro, mas um primeiro clipe poderá ser assistido a partir de quinta-feira (28). A banda vai lançar com exclusividade no UOL o vídeo da nova versão de "Só Rezo", sucesso de 2009 do grupo que ganhou releitura influenciada pelo hip-hop e versos cantados pelo rapper Emicida.

O álbum, com produção de Rick Bonadio, vai trazer quatro músicas inéditas e dez faixas regravadas com nova roupagem e rappers dividindo os vocais com Di Ferrero. No disco, participam entre os brasileiros Chorão, Emicida, Rincon Sapiência, Rappin Hood, Kamau, Gabriel O Pensador e Negra Li. Entre os convidados estrangeiros estão Smoke Thugs, Aggro Santos, Freddy Gibbs, Kurupt (The Dog Pound) e Yo Yo, além de DJ King e outros nos scratches.

"Não estamos mudando de estilo, mas é bom se renovar", garantiu o guitarrista Gee Rocha ao UOL Música, por telefone. Na conversa, o músico adiantou como serão os novos shows da turnê e falou sobre o início do projeto, os convidados e a reação dos fãs.

UOL Música - Por que o nome "Projeto Paralelo"?
Gee Rocha
- Há uns quatro anos, eu e o Di queríamos fazer um disco que tivesse rap e rock, e até fizemos três músicas. Daí encontramos o Túlio Dek [rapper goiano-carioca], conversamos com ele e vimos que esse projeto podia se concretizar. Então falamos para o Rick [Bonadio, produtor] que queríamos lançar esse disco meu e do Di, ele deu a ideia de colocar a banda toda e achamos demais. Junto com as inéditas, pensamos em fazer algumas releituras das nossas músicas. E aí, quando começamos a gravar, ficavámos pensando se os fãs iriam gostar, se entenderiam que era uma outra parada. Por isso resolvemos colocar o nome de "Projeto Paralelo", que era mesmo a ideia inicial.

UOL Música - Mas este é um trabalho da discografia do NX Zero?
Gee
- Isso, é um disco nosso, mas é um trabalho diferenciado. Não estamos mudando de estilo, mas é bom se renovar. Todos nós estamos felizes com esse álbum, os fãs vão gostar de ouvir. É um outro lado do NX que o pessoal não conhecia. Eu estou particularmente feliz porque era um sonho muito meu. Não é uma ideia genial que a gente teve, Linkin Park já fez isso, outras bandas também, mas acho que nunca rolou no Brasil como mainstream. Gravar com Rappin Hood, Marcelo D2, Emicida, toda essa galera e mais os rappers dos Estados Unidos, trazer isso para a mídia eu acho que é novidade.

UOL Música - E como vocês chegaram a esses convidados?
Gee
- A gente já tinha conversado com o Túlio [Dek], porque ele gravou "Bem ou Mal" com a gente, e aí vimos que dava para fazer esse lance. Mas a primeira pessoa mesmo com quem a gente conversou foi com o Rincón Sapiência, que já trabalhou com o Rick. A gente colocou tudo no papel e discutia quem achava que ia ficar legal cantando aquela música. Aí a gente mandava a música e falava "olha, achamos que essa é sua cara". A gente gravou com uns 30 rappers, mais ou menos.

UOL Música - Vocês já divulgaram um teaser desse trabalho. Como os fãs do NX Zero receberam essa nova fase?
Gee
- A gente estava com um pouco de medo. O Rick deu a ideia de fazermos um webclipe para a galera se acostumar. Daí coloquei no Twitter e a galera pirou. E pelos meus amigos, para quem eu mostro as músicas, todo mundo está adorando. Tem uma coisa bem popular nesse trabalho, a gente gosta de som bom.

UOL Música - Vocês já têm uma música de trabalho?
Gee
- Vamos lançar na quinta-feira, no UOL, o clipe de "Só Rezo", e na sexta-feira vai para a televisão. Esse vai ser o primeiro clipe porque a gente queria uma versão para resumir o disco inteiro, para mostrar para a galera o que é. Essa foi gravada com o Emicida, e ele fala da periferia, de onde veio, é uma realidade pesada, mas que muita gente não conhece. Mas pode ser que a gente trabalhe mesmo com "A Melhor Parte de Mim" ou "Onde Estiver" [inédita], porque são mais universais, mais radiofônicas. O disco tem de tudo, rock pesado, balada, é bem dinâmico.

UOL Música - Vocês vão sair em turnê com "Projeto Paralelo"? Como estão pensando os shows?
Gee
- Na verdade, a gente nem sabe o que vai fazer direito (risos). O Rick deu ideia de levar um DJ nessa turnê. A gente toca normal e, no meio do show, coloca umas quatro músicas desse projeto, com um rapper, uma projeção para a galera entrar no clima. Mas queremos fazer com a banda inteira, batida na bateria, sampler na guitarra, mais orgânico, ao vivo mesmo. Vamos continuar com a turnê de "Sete Chaves" e, com certeza, vamos mudar o setlist, adaptar para o pessoal ter um ar novo também. Provavelmente a gente começa a ensaiar na semana que vem, criar o show, e, no máximo daqui um mês, já levamos para o palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário