HOJE É COMEMORADO UMA DATA MUITO IMPORTANTE NA VIDA DE MILHARES DE PESSOAS.... O DIA MUNDIAL DO ROCK
APESAR DE QUE TODO DIA É DIA DE FESTEJAR O ROCK, MAS A DATA OFICIAL É HOJE (:
Acredito que todos já devem ter parado e pergutado NA VERDADE O QUE É ROCK?? um estilo diferente e opcional? atitudes consideradas rebeldes e lokas? apenas um tipo de música? Não caro colega ROCK não é somente isso ou especificamente isso, vai além de um genêro musical, roupas pretas, guitarras e atitudes lokas....
Vamos acompanhar o começo de tudo:
História do Rock
O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens deLiverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.
Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis (na foto), Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
Fonte: multishow [reportagem completa no site]
E já que ser do rock é transgredir, no Dia Mundial do Rock (13/07) a nossa comemoração também vai ser diferente: listamos alguns artistas que não são roqueiros, mas agem - voluntariamente ou não - como se fossem. Confira:
Britney Spears - Britney surgiu princesinha do pop, mas a vocação para o rock parece ser mais forte. Tudo bem que é difícil acreditar que ela ama o roquenrol como canta na regravação do clássico de Joan Jett & The Blackhearts, mas depois de ser interditada pelos pais, atacar paparazzi e raspar a cabeça em um surto psicótico, a moça merece o diploma de rockstar.
Eminem - A capa do último disco de Eminem denuncia que o rapper já foi viciadão em remédio. Recentemente, Eminem admitiu até mesmo que pediu ajuda a Elton John para se livrar dos problemas com comprimidos. Acrescenta aí no currículo do cara a facilidade incrível de arrumar confusão e pronto, está aí um ícone do rock.
Lily Allen - Ela vive bêbada e não vê problemas em pagar peitinho por aí. Falar mal dos outros? Lily acha fácil. É isso, então. Rock é atitude, galera, e isso Lily Allen tem de sobra. Direto para a nossa lista.
Amy Winehouse - Musa máxima dessa lista, é o primeiro nome que se pensa quando o assunto é atitude roquenrol. Tatuagens por toda parte, maquiagem borrada e drogas, muitas drogas. Cadeia? Moleza, difícil mesmo é ir pra reabilitação. E enquanto Amy Winehouse fugir da Rehab, vai ter lugar cativo na nossa relação.
Lady Gaga - Lady Gaga mal chegou e já quer sentar na janela. Ok, cá entre nós, ela pode. A hitmaker do momento passa longe dos riffs de guitarra, mas barbariza por onde anda. No início da carreira, passava dias trancada em um apartamento em Nova York a base de pó e maquiagem. Já foi confundida com prostituta e beija homem, mulher e o que mais vier. Se isso não é ser roquenrol, não sei mais o que é.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O ROCK NA ATUALIDADE:
Hoje em dia muitos acham que o Rock já não é mais o mesmo, sim é verdade mas isso não o faz ser ruim do que era antes digamos que ele está com uma cara diferente,novos estilos presente nele e tal, mas não deixa o mesmo, para mim se o rock chegou a essa situação atual, é porque cada vez ele evolui de forma diferente por isso deveriamos todos acompanharmos juntos essa 'evolução.' Vários exemplos do Rock atual (que particularmente eu amoooo) abaixo:
Então é isso.... NÃO IMPORTA O ESTILO, A CARACTERÍSTICA DA BANDA, AS ATITUDES, ISSO É ROCK ♥
E ESSAS BANDAS SÃO AS QUE TENHO MUITO ORGULHO EM SEGUIR, PORQUE AS CANÇÕES SÃO COMO SE CONVERSASSE COM NÓS ATRAVÉS DE UMA FORTE LIGAÇÃO, E OS INTEGRANTES CONQUISTAM NOS COM AQUELA SIMPÁTIA QUE TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA ROCKEIRA, AFINAL O ROCK NÃO TRAZ NADA MAIS DO QUE A FELICIDADE QUE TALVEZ COM COISA ALGUMA CONSEGUIRIAMOS ENCONTRAR.
'O ROCK ESTÁ PRESENTE EM CADA PESSOA...
SEJA DO TEMPERAMENTO QUE FOR
POIS NÃO É A MÚSICA QUE MUDA A PESSOA
É A PESSOA QUE ESCOLHE
A MÚSICA COM QUAL MELHOR SE IDENTIFICA!
TALVEZ ELE POSSA SER CONSIDERADO COMO:
FUNDAMENTALMENTE ATITUDE
INDEPENDENTE DO ESTILO DE MÚSICA
E CORRESPONDENDO A VÁRIOS TIPOS DE MANIFESTAÇÕES
OU TALVEZ UM GRANDE RÓTULO
QUE ABRANGE MUITOS ESTILOS
TODOS TOTALMENTE DIFERENTES MAS QUE ESTÃO DENTRO DELE
MAS O FATO É QUE
ROCK É
UM ESTILO
DE VIDA
QUE VAI MUDANDO
SUAS FACETAS
CONFORME
OS ANOS
SE PASSAM! (:
I WANNA ROCK AND ROLL ALL NIGHT AND PARTY EVERY DAY ! ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário